Arqueologia
Ambiente
Actividades
A AEAT » Quem Somos
 

A Associação de Estudos do Alto Tejo é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 1973 e legalizada em Maio de 1987. Tem a sua sede social em Vila Velha de Ródão e desenvolve a sua actividade no território dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

A AEAT tem como objectivos principais:

» O estudo, a conservação e divulgação dos valores mais significativos do Património Cultural e Natural da região do Alto Tejo Português;
» a defesa intransigente desses valores e a apresentação de propostas concretas para a sua recuperação e valorização;

» a promoção de actividades que visem um desenvolvimento local sustentado, no respeito pelos valores patrimoniais existentes.

A AEAT possui o estatuto legal de uma Organização Não-Governamental de Ambiente de âmbito regional, estando registada no Instituto de Ambiente, e de Associação Juvenil fazendo parte do Registo Nacional das Associações Juvenis. É ainda membro fundador da Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente.

A sua actividade rege-se por Estatutos e Regulamento Interno devidamente aprovados. A sua actividade e organização assentam no voluntariado e soberania dos seus Associados que, de dois em dois anos, elegem em Assembleia-geral os Orgãos Sociais.

A AEAT promove com regularidade, acções de âmbito e natureza diversificadas as quais passam pela realização de estudos nas áreas da Etnografia e Antropologia, pela execução de projectos de sensibilização ambiental e cultural, pela organização de iniciativas de descoberta e promoção da natureza, pela elaboração de estudos e pareceres técnicos e científicos especialmente nas áreas do património arqueológico.

Em 1992 e 2003 vê o seu trabalho reconhecido, a nível nacional, com a atribuição do Prémio FORD, Motor Company para a Conservação e Ambiente.

Representações
Plano Regional de Ordenamento da Floresta do Pinhal Interior Sul Francisco Henriques
Comissão de Acompanhamento do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Tejo Internacional Mário Chambino
Conselho Cinegético Municipal de Vila Velha de Ródão Jorge Gouveia
Comissão Polis de Castelo Branco Francisco Henriques
Comissão de Acompanhamento da revisão do Plano Director Municipal de Vila Velha de Ródão Nelson Lourenço

São objectivos desta Associação a defesa, conservação e valorização do património cultural e natural nas regiões envolventes e vizinhas do Alto Tejo Português, através do seu estudo, da realização de actividades formativas e de convívio com a natureza, bem como da promoção do seu desenvolvimento sustentável.

 Regulamento Interno

 

 
« Julho 2017 »
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA