Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
Aconteceu!!!!! Lançamento do Livro Infantil " Ródão - A mais fantástica viagem de um grão de areia"

A temática da XIII Feira de Actividades de Vila Velha de Ródão, “Geologia e Arqueologia de Ródão”, serviu de mote para o nº 6 da colecção de livros infanto-juvenis que a Associação de Estudos do Alto Tejo edita há seis anos, com assinalável sucesso, pois tem conseguido aliar aos temas com forte vinculação local, o trabalho de ilustração produzido pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.

A obra “Ródão, a mais fantástica viagem de um grão de areia”, uma história original da autoria de Carlos Neto de Carvalho, que conta, com um notável sentido de humor, as etapas pelas quais passa um grão de areia desde que se desprende da rocha mãe até que chega ao mar e de novo volta a ser rocha, constitui mais uma etapa duma filosofia de trabalho colaborativo, promovido pela AEAT, e que envolve instituições que dedicam a sua actividade à valorização e promoção dos recursos patrimoniais e humanos, no meio onde se inserem e desenvolvem as suas actividades.

Os resultados obtidos têm sido admiráveis não só pela qualidade e originalidade das histórias produzidas, mas também pelo empenhamento e talento de alunos, com fortes dotes para a ilustração e motivados pelos professores que orientam a sua actividade criativa.

A edição de 2009 propôs um outro e importante desafio, muito nobre nas suas intenções: produzir uma versão em Braille para que o universo das pessoas invisuais pudessem aceder às nossas histórias e conhecer um pouco da identidade da região Naturtejo, da qual o concelho de Ródão faz parte. Este livro é também um trabalho que tem por objectivo divulgar o Geopark Naturtejo e os valores nele contidos. Ao nível da divulgação das ciências naturais, cremos que este será um dos primeiros com a versão Braille incluída na sua edição.

A apresentação foi feita no stand do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, no dia 28 de Junho, e contou com a presença da presidente do município de Ródão, com o autor, com o representante da direcção do Agrupamento de Escolas local e com o representante da Associação de Estudos do Alto Tejo. Registou-se uma boa afluência de público tendo-se encerrado a iniciativa com uma sessão de autógrafos por parte do autor e com a oferta do livro às crianças do concelho e respectivos professores.

Apoios:

« Setembro 2017 »
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
             
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA