Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
Na neve da serra da Estrela, mobilizar os jovens é preciso

Quando se fala de jovens desinteressados, com fraco envolvimento cívico, então de que estamos à espera para os mobilizar? Como se faz isso? Parece não ser fácil, mas há algumas pistas que poderemos seguir e que costumam resultar, por exemplo: em vez de lhes pedirmos muito e de lhes apontarmos a inépcia, já se pensou que temos que lhes mostrar também a nossa disponibilidade? Temos que nos envolver, de estar presentes, de os estimular e de lhes dar responsabilidades nas organizações.

Outro factor importante para essa mobilização é o critério da qualidade que a Associação de Estudos do Alto Tejo procura colocar nas actividades que realiza. Quando a oferta é muita e o apelo excede a vontade de consumir, a qualidade das nossas realizações são o elemento que distingue, que marca os participantes, que se habituam a patamares de exigência e a actividades inovadoras e diferentes. Quando reunirmos estas condições podemos chamar os jovens que eles comparecem.

 

O Carnaval de 2009, organizado pela Câmara de Vila Velha de Ródão, mobilizou um grupo de jovens da A.E.A.T. que se caracterizaram convenientemente para encarnar a pele dos garimpeiros que outrora percorriam as margens do rios Ocreza e Tejo para procurar nas suas margens, o ouro de aluvião que ajudava a compor o magro orçamento familiar.

 

Esta participação rendeu um prémio pecuniário que motivou algumas reuniões com os jovens para decidir a forma de aplicar essa verba. Avaliadas as alternativas, a serra da Estrela mereceu a opinião favorável da maioria dos participantes e depois de uma primeira tentativa falhada, devido às más condições meteorológicas, no sábado, dia 23 de Janeiro um grupo bem animado e equipado a rigor partiram para a neve. Foi uma manhã totalmente dedicada à brincadeira e todos escorregaram e viveram a vertigem da velocidade, numa pista cheia de gente com vontade de brincadeira.

 

Durante a tarde foi a vez de ir ao cinema para cumprir um programa que se queria bem preenchido. O filme Avatar deu esse mote.

 

Na viagem para Ródão, no meio da brincadeira, retivemos um comentário de um participante que dizia: ”Esta foi a mais espectacular actividade deste ano … apesar ainda só estarmos agora no começo”.

 

É a irreverência no seu melhor.

 

Apoios:

« Setembro 2017 »
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
             
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA