Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
Quem consegue resistir a tanta beleza?

Em 2010 comemora-se o Ano Internacional da Biodiversidade e porque os valores naturais sentem cada vez mais a pressão humana e os bons exemplos de articulação entre o natural e o humanizado devem ser valorizados,

a Associação de Estudos do Alto Tejo organizou um passeio pedestre pelo caminho de xisto da Foz do Cobrão procurando cumprir um importante desígnio que tem pautado a sua actuação enquanto ONG do Ambiente: inventariar, valorizar e divulgar o património do território onde desenvolve a sua actividade há cerca de 40 anos.

Cada vez temos mais a noção da importância de desenvolver em cada um de nós um especial olhar para a preservação dos valores naturais do país, começando, naturalmente, pelo concelho onde vivemos e que gostaríamos fosse uma referência para nós e para os vindouros. Ao percorrer os trilhos da Foz, embrenhados em pleno vale do rio Ocreza, sentimos a pequenez da nossa dimensão e a força com que o rio e a montanha nos avassalam. Levar este grupo de várias idades até ao geomonumento das Portas do Almourão, resultou num exercício de espanto que nos fez parar perante tamanha beleza. Não admira que perante um local como este as lendas sejam uma consequência, uma imposição, uma tentativa e um testemunho construído para explicar coisas que só a natureza consegue criar e que foram colocadas à disposição dos homens para contemplar e utilizar, quantas vezes com esforço hercúleo, como o mostram os geométricos olivais que pontuam as encostas íngremes, guardiãs do rio ainda selvagem nalguns dos seus troços.

Com este passeio, apelidado de Primavera, tivemos o privilégio de transportar um grupo de 70 caminhantes através destes locais de extraordinária beleza e com eles sentir a natureza e compreender a importância que a acção de cada um de nós poderá desempenhar na promoção da Biodiversidade.

Por todas estas razões mas também pelo convívio e descontracção que sempre pautam estas iniciativas, valeu a pena o esforço realizado!


VIDEO

 

Apoios:

 

« Novembro 2017 »
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    
             
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA