Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
Jornadas Europeias do Património - 24, 25 e 26 de Setembro de 2010

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível gratuitamente ao público.

O IGESPAR IP, enquanto coordenador nacional das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO, propõe para 2010 o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo-se qualificar a visita clássica aos locais patrimoniais, aprofundando o envolvimento do visitante, para lá da atitude distante de observação e contemplação. O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades. Viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de acontecimentos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir.
Com o objectivo de incentivar o usufruto dos espaços patrimoniais, nas JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2010, o IGESPAR IP propõe, às entidades que se associam a esta iniciativa, a implementação de acções e actividades que proporcionem ao público a sua vivência, estimulando a aproximação física e emocional das pessoas aos monumentos, conjuntos e sítios.
Através desta proposta de descoberta, o IGESPAR IP procurará reunir e apresentar uma programação especial, convidando o público a explorar, no património, o mapa da História. Com a finalidade de oferecer um leque vasto de actividades atractivas para o público, numa estratégia de investimento na identificação das comunidades com o património, convida-se à participação todos os Municípios, entidades culturais e artísticas, públicas e privadas e, sobretudo, todas as instituições que partilham a
responsabilidade da sua protecção e valorização.

Exemplos de actividades culturais
– visitas guiadas e temáticas;
- espectáculos artísticos (música, dança, teatro, circo, teatro de marionetas/fantoches);
- exposições de artes plásticas e visuais;
- concertos e apontamentos musicais (música antiga e contemporânea);
- animação de rua, recriações e encenações históricas;
- workshops, palestras, conferências, debates e seminários;
- maratonas fotográficas;
- sessões de leitura;
- rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers;
- ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas;
- jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta;
- feiras e festivais;
- lançamento de publicações;
- documentários, filmes.
« Julho 2017 »
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA