Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
Notícia - Revista Açafa On-Line - JORNAL DE Arqueologia

A arqueologia portuguesa aposta pouco na edição online. Ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus, em que a resma do papel tem vindo a ser paulatinamente substituída pelo arquivo electrónico, em Portugal essa tendência é bastante residual e continua-se, quase que incompreensivelmente, a apostar na edição tradicional, que é muito mais cara, muito mais nociva paro ambiente...

...muito mais difícil de adquirir ou de ter acesso e muito mais complicado de difundir quer entre a comunidade científica, quer entre todos os interessados em questões do património arqueológico ou da sociedade em geralAçafa: um bom exemplo da edição electrónica
Publicado Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2011 | Por: Jornal de Arqueologia

Talvez por uma questão de mentalidade - a eterna questão da mentalidade portuguesa -, a edição electrónica parece continuar a ser vista com algum desdém, a julgar pelo reduzidíssimo número de revistas ou de livros que sobre esta temática se publicam electronicamente em Portugal.

A maioria dos arqueólogos portugueses parece continuar a conceber que a “impressão” em electrões é menos prestigiante do que a impressão em “pagela”, e talvez por isso desprezem a vertente da edição online, relevada sempre, mesmo ao nível das citações, para um segundo ou mesmo terceiro planos.

Numa altura em que por todo o mundo se altera o paradigma da edição, (basta apenas atentar no gigantesco esforço que actualmente os grandes jornais do mundo estão a fazer para manterem nas bancas tradicionais as suas edições impressas, devido ao facto de terem cada vez menos leitores do papel), é de enaltecer, no campo da edição de temas da arqueologia portuguesa, a existência de uma revista online chamada Açafa, que surge na rede da “World Wide Web” vinda directamente de Vila Velha de Ródão pela mão da Associação de Estudos do Alto Tejo.

Açafa On-line é uma publicação de periodicidade anual, de acesso livre e gratuito, destinada a divulgar documentos relacionados com o estudo e a salvaguarda do património cultural e do património natural da bacia interior do rio Tejo, sobretudo na região de Castelo Branco.

Na edição de 2011 a revista apresenta como tema central a comemoração sobre os 40 anos do início da descoberta da arte rupestre do Tejo, apresentando textos com depoimentos de António Carlos Silva, António Martinho Baptista, Francisco Sande Lemos, Francisco Henriques, Luis Raposo, Maria José Martins, Teresa Marques e Vítor Serrão, nomes que integram a já designada “Geração do Tejo”.

Açafa On-line vai já na sua 4ª edição, e surge na rede global da internet com um amplo, diversificado, e dinâmico “depósito” de artigos que podem ser consultados ou “baixados” num formato PDF.
De salientar ainda a preocupação em produzir uma edição com uma estética que permite facilmente individualizar cada número da revista através do seu design e da sua paginação.

Açafa online nº 4 - 2011:
TEMA (Nos 40 anos do início da descoberta da arte rupestre do Tejo)
- O prazer de descobrir, Francisco Henriques.
- Como as gravuras rupestres, que são marcas nas pedras, se gravam nas memórias e se podem gravar na acção política, Maria José Martins.
- Arte rupestre afogada no Tejo, Ângela Caires, 9 de Março de 1974.

ESTUDOS E TRABALHOS
- O tumulus de Vale de Mós 1 (Serra Vermelha Oleiros), J. Caninas, A. Sabrosa, F. Henriques, A. Germano, J. Monteiro, E. Carvalho, A. Batista, A. Canha e M. Chambino.
- Análise traceológica de uma mó manual proveniente do tumulus de Vale de Mós 1 (Oleiros): resultados, Marina de Araújo Igreja.
- A villa romana dos Mosteiros (Castelo de Vide), Mário Monteiro.
- Cerâmica comum romana no concelho de Castelo de Vide (estudo preliminar), André Pereira e Mário Monteiro.
- Virgem Negra, Maria Madalena e Nossa Senhora da Conceição. A continuidade de um culto pagão, António Maria Romeiro Carvalho.

Açafa On-line, consulte aqui.

In Jornal de Arqueologia, publicado em 29 de Dezembro de 2011

 

http://jornaldearqueologiapublicacoes.blogspot.com/2011/12/acafa-um-bom-exemplo-da-edicao.html

« Abril 2017 »
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA