Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
Ações de Sensibilização Ambiental sobre separação de resíduos - Todos juntos por um planeta mais limpo!

"Cada português produziu 487 quilos de lixo em 2011, mais de um quilo por dia, totalizando quase cinco milhões de toneladas, e mais de metade foi para aterro", segundo um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente.

Esta constatação justifica o nosso esforço para investir na formação dos jovens...

 

A Associação de Estudos do Alto Tejo, desenvolve nas salas I e II do Jardim-de-Infância do Porto do Tejo, uma atividade de sensibilização ambiental com enfoque no tema da reciclagem de resíduos. Estas ações tiveram como principal objetivo mostrar às crianças a importância da separação dos resíduos e ensiná-las a contribuir para reduzir a pegada ecológica deixada pelo homem no planeta.
As crianças mostraram-se bastante recetivas, atentas e curiosas, e puderam ainda pôr em prática alguns dos conhecimentos que já haviam assimilado das suas vivências familiares.
Através da apresentação de um bloco de imagens sugestivas sobre o estado do planeta, as crianças puderam perceber que o planeta está a ficar "doente" com a falta de respeito que as pessoas têm para com ele. Após esta curta introdução foi tempo de as crianças porem em prática a separação selectiva dos resíduos, tendo para o efeito sido levados diversos objetos e um ecoponto doméstico destinados a que cada criança depositasse um objeto no ecoponto, tendo em conta as regras de separação e acondicionamento dos resíduos que lhes haviam sido transmitidas.
Estas ações estavam associadas a histórias para motivar as crianças, tal como a história da "Carochinha", mas não a história como todos a conhecemos, esta foi adaptada ao tema da reciclagem. Veja-se lá que enquanto a Carochinha varria a cozinha não encontrou uma moeda mas sim uma nota, esta também não se quis casar com o João Ratão pois este era um grande porcalhão. Esta Carochinha apenas queria para seu maridinho alguém que fosse limpinho e que fizesse separação de resíduos. Adivinhe quem foi capaz de corresponder aos anseios da nossa protagonista e casou com a Carochinha? Foi o lobo mau que era amigo do ambiente e fazia separação de resíduos, mas que lobo inteligente!
Com estas ações de sensibilização ambiental efetuadas pela AEAT procuramos desenvolver nas crianças o sentido de responsabilidade para com o nosso planeta e que começam no nosso dia-a-dia. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã e se queremos fazer algo pelo ambiente então o melhor é iniciar já hoje a adoção de boas práticas para que elas vão ganhando raízes, cresçam e no futuro possamos colher os seus frutos através da redução da pegada ecológica do Homem sobre a planeta que o acolhe.
Estas ações resultam de uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e contam com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do município de Ródão.

« Março 2017 »
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
             
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA