Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
CIAH2017 Proença-a-Nova recebe o I Congresso Internacional de Arqueologia e História

Informamos todos os interessados que decorrem as inscrições para assistir em:https://goo.gl/forms/nHmxUI6Z67hDov0y2

Proença-a-Nova será o centro da arqueologia internacional a 1 e 2 de setembro com a realização do 1º Congresso Internacional de Arqueologia e História “As linhas defensivas entre o século XVII e Napoleão”, que terá lugar no Auditório Municipal e cujas inscrições decorrem até 21 agosto.

Para o presidente da Câmara Municipal este evento representa projeção do concelho além-fronteiras, quer em termos de partilha de conhecimentos, quer do ponto de vista turístico e lança o desafio à “participação neste I Congresso Internacional de Arqueologia e História, um importante evento que também reflete a importância que no concelho damos à nossa história como fator de valorização do território”.

Inserido no VI Campo Arqueológico Internacional, que decorre até 11 de agosto, e no âmbito do projeto Linha Defensiva das Talhadas Muradal, este colóquio foi desenhado pela Associação Alto Tejo e colaboração do Município de Proença-a-Nova e do Exército Português, e tem entre o painel de oradores convidados vários professores universitários portugueses, estrangeiros e militares que irão apresentar esta temática das linhas defensivas na Europa nos séculos XVII, XVIII e XIX. 

O programa do Congresso está estruturado em quatro sessões dedicadas aos seguintes temas:

A Linha Defensiva Talhadas-Moradal; Planeamento defensivo entre os séculos XVII e XIX; Sistemas defensivos na Europa entre os séculos XVII e XIX; e Linhas de Pesquisa e Valorização.

Além de projetar além-fronteiras as estruturas militares existentes em Proença-a-Nova, o objetivo será a troca de conhecimento sobre as linhas defensivas que foram construídas no território europeu, do século XVII e as Guerras napoleônicas, com foco na sua topografia, as diferentes estruturas que as integram, a sua função, evolução e eficiência, entre outros aspetos. O contexto histórico que determinou a sua origem também faz parte deste estudo.

O município coloca à disposição transporte municipal a todos os participantes vindos de Lisboa que se inscreverem para os dois dias do evento, sendo o ponto de encontro no Terminal Rodoviário do Parque das Nações, pelas 06h00 no dia 1 de setembro, e regresso dia 2 de setembro, após o termino do Congresso.

O programa completo está disponível em:http://defensivelinecongress.pt/index.html.

PROGRAMA

« Novembro 2018 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
             
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA