Arqueologia
Ambiente
Actividades
Notícias
Visita encenada Anta das Moitas Anta do Vale do Alvito viaja ao tempo da pré-história

A Anta do Vale do Alvito, nas Moitas, é o local da viagem no tempo até à pré-história, que o Município de Proença-a-Nova propõe no dia 15 de abril, onde os participantes assistirão aos rituais fúnebres, numa encenação da responsabilidade do grupo de teatro Vivarte, naquela que é a primeira iniciativa de 2018 da Rota das Visitas Guiadas e Encenadas aos Monumentos Megalíticos.

Esta visita tem ponto de encontro marcado às 10h30 na Associação das Moitas, seguindo-se um pequeno passeio pedestre de aproximadamente de 5 quilómetros até à Anta do Vale do Alvito, onde decorrerá a encenação que demostrará como os paleolíticos prestavam culto aos seus mortos. O percurso do 152º Passeio Pedestre, que liga a Figueira às Moitas, irá passar pela Anta do Vale Alvito, proporcionado também a participação dos caminhantes nesta iniciativa. Esta rota terminará no Centro Ciência Viva da Floresta onde será instalada uma réplica de parte de uma anta, como módulo exterior do centro, que explicará o modo de construção das mesmas. Este evento está inserido no projeto Beira Baixa Cultural, - cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

As inscrições para esta visita decorrem no Posto de Turismo (ou através do e-mail postodeturismo@cm-proencanova.pt) até 12 de abril. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, sendo que o almoço tem um custo de 10 euros.

Ao longo deste ano serão ainda promovidas outras Rotas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural. As próximas viagens no tempo acontecerão a 3 e 5 de maio com a recriação histórica da Lenda do Santo Lenho. No programa desta proposta está uma conversa com o professor António Manuel Martins, visita à Igreja da Misericórdia onde está exposto o Santo Lenho, a recriação histórica da história de Pedro da Fonseca, pelo grupo de teatro Váatão e um mercadinho de época, entre outras iniciativas.

« Maio 2018 »
D S T Q Q S S
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
             
SIGA AS NOSSAS PEGADAS
 PESQUISA